quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pais não desanimem



“Quando eu era um garoto de 14 anos, meu pai era tão ignorante que eu não agüentava ficar perto dele. Mas quando eu fiz 21 anos eu fiquei boquiaberto ao constatar o quanto meu velho tinha aprendido em 7 anos.”
A atitude das crianças para com seus pais muda à medida que elas crescem. Muitos jovens demonstram pouco ou nenhum respeito por seus pais. É desalentador constatar isto! Mas no processo de amadurecimento muitos deles começam a reconhecer que o pai e a mãe sabiam muito mais do que eles imaginavam.

Por outro lado, alguns jovens se arrependem profundamente ao entenderem que se tivessem seguido o conselho dos pais, eles poderiam ter evitado muito sofrimento, tanto para eles quanto para sua família. A Bíblia nos diz: “Filhos, obedeçam seus pais no Senhor, porque isto é bom. “Honra a teu pai e a tua mãe” é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” (livro de Efésios capítulo 6 versos 1 a 3). O livro de Provérbios aconselha: “Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida! O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele” ( Provérbios, capítulo 23, versos 22 e 24).
Agora minha palavra é para você que é pai ou mãe: Não desanime! Continue a instruir e corrigir seu filho. A disciplina não é bem entendida, nem aceita no momento, mas os frutos virão depois. Nossa geração tem pecado por querer ser “amiga” de nossos filhos, o que não é totalmente errado. Mas “amigos” eles podem ter muitos, e “pais”, só nós. Se nós não desempenharmos nosso papel educando-os, colocando limites, eles vão sofrer mais tarde – serão desajustados e como diz o livro de Provérbios “serão vergonha para nós”.
Agora minha palavra é para você que é pai ou mãe: Não desanime! Continue a instruir e corrigir seu filho. A disciplina não é bem entendida, nem aceita no momento, mas os frutos virão depois. Nossa geração tem pecado por querer ser "amiga" dos filhos, o que não é totalmente errado. Mas "amigos" eles podem ter muitos, e "pais", só vocês. Se vocês não desempenharem um bom papel educando-os, colocando limites, eles irão sofrer mais tarde. É uma obra de arte, nos tempos em que estamos vivendo, saber como educar os filhos, para serem os adultos que todo pai e toda mãe, almejam para eles. Os valores de nossa sociedade levaram as crianças a tornarem-se cada vez mais exigentes, mas é também por causa dos próprios pais que elas acabam se tornando "mal educadas". Explico-me: muitos pais esqueceram da necessidade de impor-se, como autoridade da casa, sobre os seus filhos. Eu disse 'impor-se', e isso significa estar numa posição superior, no qual comanda as coisas. E o fato disto não acontecer com relação aos filhos começa de bebezinho. As crianças têm a tendência de chorar quando querem alguma coisa e, temos o hábito de atendê-la prontamente, na hora que ela quer, do jeito que ela quer, mesmo que não seja necessário naquele momento. 

Que Deus nos ajude a sermos bons filhos e bons pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário