quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Penas ao vento


Certo rapaz andou espalhando fofocas a respeito de uma boa família da cidade, simplesmente porque a filha deles rompeu um antigo namoro por não gostar mais dele.
As fofocas se espalharam de tal maneira que em pouco tempo não só todas as pessoas da cidade estavam sabendo da má fama da moça, como também as moças do lugar foram proibidas de conversar com ela.
Dois anos se passaram, o rapaz se apaixonou por outra moça e se casou. Porém sua antiga namorada ainda levava a injusta má fama que ele havia espalhado. Ao ver a vida triste e sem amigos que ela levava, e que nunca mais tinha namorado outra pessoa, por ter ficado mal afamada, sua consciência pesou-lhe e não podia nem dormir direito. Estava profundamente arrependido do que havia feito e por isso decidiu se consultar com um sábio da vila.
Após conversar com o sábio pediu a ele que lhe desse uma idéia de como desfazer o mal que havia causado. O sábio mandou que buscasse em casa um travesseiro de penas e voltasse imediatamente. Curioso, o rapaz obedeceu.
Ao voltar, o sábio mandou que ele subisse até uma montanha, rasgasse o travesseiro e contasse cada uma das penas. Ele cumpriu todos os detalhes com muita dificuldade, pois era um dia de muito vento.
Estava ainda no alto da montanha quando gritou para o sábio que havia acabado a façanha de contar todas as penas em meio àquela ventania, então ouviu o sábio que lá de baixo gritava para ele: "Pois bem, então agora abra o travesseiro novamente e espalhe ao vento todas as penas, sem deixar nenhuma no travesseiro!".
Sem entender muito bem o que o sábio queria ensinar-lhe, e pensando que talvez fosse um tipo de "penitência estranha" obedeceu mais uma vez ao sábio. Voltou cansado e apresentou-se ao com um tremendo ar de dever cumprido.
Surpreso, ouviu o sábio dizer: Agora vá e junte todas as penas! Saia pela planície e coloque de volta no travesseiro todas as penas que você jogou, sem deixar nenhuma para fora.
O rapaz falou: Mas isso é impossível! 
Justamente. – disse o sábio. -Da mesma forma é impossível reparar uma fofoca. 


Você poderá pedir perdão a Deus, receberá o perdão porque a misericórdia divina é infinita, mas o mal que você provocou ficará pairando para sempre, como as penas ao vento. Por isso sempre pense bem antes de levantar um falso contra uma outra pessoa, na hora da raiva.

Realmente nossas más ações e comentários causam males terríveis e que muitas vezes são irreparáveis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário