sexta-feira, 24 de março de 2017

O Faxineiro


Isaac era um empresário bem-sucedido, até que sofreu um grande revés financeiro e perdeu tudo. Sobraram-lhe apenas vinte dólares, que colocou no bolso e saiu em busca de trabalho. Ao passar pelo portão de uma grande fábrica, leu uma placa com os dizeres “Procura-se faxineiro”.

Sem pestanejar, entrou e candidatou-se à vaga. O gerente de Recursos Humanos pediu-lhe que se submetesse a um teste: limpar todo o piso do saguão do edifício. Ao final, disse: “você está contratado, dê-me o seu endereço de e-mail e eu lhe enviarei o aplicativo para preenchimento e avisarei quando você vai começar”.

Isaac respondeu-lhe: “Não tenho mais computador nem um e-mail”.

“Lamento muito”, disse o gerente de RH, se você não tem um e-mail, significa que você não existe virtualmente. Já que não existe, não pode ter o emprego”.

Isaac ficou muito desapontado. Saiu sem rumo, sem saber o que fazer. O dia estava muito quente e o ar, completamente seco. Isaac lembrou-se dos seus vinte dólares, entrou no supermercado e comprou uma caixa com vinte garrafinhas de água. Vendeu todas aos sedentos transeuntes a dois dólares cada uma.

Em menos de duas horas, tinha conseguido duplicar seu capital. Repetiu a operação três vezes, e voltou para casa com 120 dólares. Isaac percebeu o potencial daquele negócio, e resolveu diversificar suas vendas, comprando e vendendo refrigerantes e sucos também. O dinheiro duplicava ou triplicava a cada dia. Pouco tempo depois, contratou mais vendedores, comprou um carro, e em seguida, um caminhão para transportar as mercadorias. Em menos de um ano Isaac já tinha a própria frota de veículos de entrega.

Cinco anos depois, ele já é um dos maiores distribuidores de bebidas do seu país. Um dia, decidiu fazer um seguro de vida. Chamou um corretor de seguros, e escolheu um plano de proteção. No final da conversa, o corretor lhe pediu o e-mail.

Isaac respondeu: “Não tenho um e-mail”.

“Você não tem um e-mail, e ainda assim conseguiu construir um império! Você já imaginou onde estaria agora se tivesse um?”

“Limpando o chão!”, respondeu Isaac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário